NIEPEN leva 5 prêmios em Congresso Mineiro de Nefologia

Atualizado em junho 11, 2015
Por

NIEPEN leva 5 prêmios em Congresso Mineiro de Nefologia

Atualizado em junho 11, 2015
Por
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O XI Congresso Mineiro de Nefrologia e II Simpósio Mineiro de Transplante Renal aconteceram de 20 a 23 de maio na cidade de Ouro Preto. O evento, organizado pela Sociedade Mineira de Nefrologia e Sociedade Brasileira de Nefrologia, está na 11ª edição. Este evento, tem como tradição ser um fórum fértil de discussão clínica, de educação continuada e de formação de profissionais, e além disso, o objetivo foi reunir toda a comunidade nefrológica, buscando transmitir e atualizar conhecimentos para o melhor desempenho diário da especialidade.

No total havia cerca de 400 participantes entre, médicos nefrologistas, urologistas, cirurgiões vasculares, residentes, acadêmicos de medicina, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais da área.

A presidente do congresso Profa. Dra. Hélady Sanders Pinheiro, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pesquisadora do  Núcleo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Tratamento em Nefrologia (NIEPEN) e Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Animais de Laboratório (NIDEAL) da UFJF, ressalta a importância do congresso para a comunidade acadêmica e para a pesquisa em Nefrologia. “Este evento é o mais importante para os profissionais envolvidos no cuidado e nas pesquisas na área de Nefrologia em Minas Gerais apresenta excelência na sua qualidade científica, e a UFJF e o NIEPEN contribuíram de forma relevante para o sucesso e grandiosidade da iniciativa”. Afirma.

A programação incluiu atividades direcionadas para estudantes em nível de graduação com as Ligas Estudantis e de pós-graduação, e programação específica para profissionais de saúde que atuam nesta área.

Dois terços dos palestrantes eram mineiros e a participação do NIEPEN foi expressiva. Dentre esses estava o diretor da Fundação IMEPEN, Prof. Dr. Marcus Gomes Bastos, que ministrou duas palestras, uma sobre o HIPERDIA e outra sobre ultrassom. “Na palestra sobre o Hiperdia, basicamente, apresentei o programa  e alguns resultados, enfatizando como podemos ter qualidade de atenção a saúde no serviço público, no caso, o SUS. A aula sobre o ultrassom, o objetivo foi mostrar ao público presente a importância de integrarmos o ultrassom ao exame físico do nosso paciente e, assim, melhorar a qualidade do atendimento do médico.” Completa.

O programa de educação continuada da Sociedade Americana de Nefrologia (Highligths ANS) trouxe os destaques do último Congresso Americano de Nefrologia que aconteceu em novembro do ano passado e foi apresentado por professores de destaque internacional.

A presidente o congresso ressaltou ainda o aspecto inovador na avaliação dos trabalhos apresentados na forma de pôster e destacou a participação da UFJF. “Todos os pôsteres foram efetivamente avaliados, para que se escolhessem os cinco melhores. A UFJF, representada pelo NIEPEN, teve participação expressiva, apresentando 40 dos 125 trabalhos (3 como tema livre e 37 como pôster). A qualidade dos nossos trabalhos foi reconhecida pela premiação, uma vez que fomos agraciados recebendo 05 dos 08 prêmios. Fomos ainda representados com 09 dos cinqüenta palestrantes.” Completa.

 

 

fundacaoimepen, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: NIEPEN leva 5 prêmios em Congresso Mineiro de Nefologia.


1 Comentário

  1. Marizete Bevilaqua Tinte Castellani

    Que notícia importantíssima!
    Parabéns a todos os envolvidos, em especial, um parabéns e um agradecimento ao Prof. Dr. Marcus Gomes Bastos. Ele salvou a vida da minha mãe, Maria Tinte Bevilaqua.
    Ele descobriu a sua doença crônica renal, Nefrite e tratou de forma que ela conseguiu recuperar boa parte do funcionamento dos rins, que estavam muito comprometidos. Sua competência de médico e ser humano da melhor qualidade, somado à disciplina da paciente e os medicamentos eficazes, a possibitou viver uma vida de esperança.
    Obrigada doutor Marcus Bastos

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tenha o total controle das informações do seu negócio, e conte com a nossa solução para crescer com você.