Município de Passa-Vinte conhece pela primeira vez trabalho do Hiperdia

Visita técnica em Santos Dumont reúne cerca de 80 servidores
22 de setembro de 2015

Município de Passa-Vinte conhece pela primeira vez trabalho do Hiperdia

O Município de Passa-Vinte, localizado na região Sul de Minas Gerais e a mais de 100 quilômetros de Juiz de Fora, recebeu a visita técnica da equipe do Hiperdia na última quinta-feira (24). A cidade, que nesses cinco anos nunca encaminhou usuários para o Hiperdia, conheceu o funcionamento do Programa e os critérios para o encaminhamento de pacientes de primeira vez.

“Eu não conhecia o programa Hiperdia e pude perceber que é um projeto muito amplo e de grande importância para os municípios. Aqui, apesar de ser uma cidade pequena, existem muitos diabéticos e hipertensos. Temos um interesse muito grande em encaminhar, porque desafoga a unidade e os pacientes tem um tratamento especializado. Ressalta Rafaela Fonseca da Silva, Enfermeira da Unidade Básica de saúde de Passa Vinte.

Para reforçar a como é feito esse contato entre Atenção Primária e Centro Hiperdia, o diretor da Fundação Imepen, Marcus Gomes Bastos, aplicou um exercício para que os servidores aprendessem na prática como fazer a estratificação dos seus pacientes e descobrir se eles têm ou não indicação para encaminhamento.

Para o Presidente do Conselho Municipal de Passa-Vinte, Márcio José de Almeida, a cidade perdeu muito tempo pela falta de conhecimento e acredita que o fluxo deve ser estabelecido o mais rápido possível.

“O primeiro passo é abraçar esse convite da capacitação, tudo indica que será em novembro, para conhecer mais a fundo o trabalho e o segundo passo é usufruir de tudo que o Hiperdia proporciona para o usuário e para o profissional. ” Completa.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *