Instituto Mineiro de Estudos e Pesquisas em Nefrologia

IMEPEN > Instituto Mineiro de Estudos e Pesquisas em Nefrologia

A Fundação Instituto Mineiro de Estudos e Pesquisas em Nefrologia (Imepen), foi instituída em 1986 por iniciativa de professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com o objetivo de apoiar os Programas de Ensino, Pesquisa e Extensão da Disciplina e Serviço de Nefrologia da UFJF.

Na assistência, a Fundação Imepen é referência no atendimento aos portadores de doenças renais, além de ser uma importante unidade de apoio aos serviços de saúde públicos da rede municipal, estadual e federal, oferecendo suporte técnico e científico relativo aos procedimentos de média e alta complexidades. O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) não se restringe ao município de Juiz de Fora, abrange também outras localidades dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Os atendimentos são realizados nos seguintes ambulatórios: Hipertensão Arterial, Nefropatia Diabética-Obesidade-Síndrome Metabólica, Cuidados com o Pé Diabético, Glomerulonefrites, Programa Interdisciplinar de Atenção Integral ao Portador de Doença Renal Crônica (Peevenrim), Transplante Renal e Nefrolitíase. A Fundação Imepen também disponibiliza os seguintes Programas de Terapia de Substituição Renal: Hemodiálise, Diálise Peritoneal e Transplante Renal.

No Ensino e na Pesquisa, a Fundação Imepen é conveniada à UFJF e fomenta o ensino de graduação e pós-graduação e a pesquisa acadêmica realizados no âmbito do Núcleo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Tratamento em Nefrologia (Niepen).

Nosso time de Profissionais

A Fundação Imepen reúne profissionais de diferentes áreas entre enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, educadores físicos, entre outros.

Diretoria Executiva

Prof. Dr. Marcus Bastos

Diretor Executivo

Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Tratamento em Nefrologia (Niepen).

Trajetória Profissional

Possui graduação em Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Residência de Clínica Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestrado em Nefrologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Doutorado em Nefrologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIFESP); Ex-pesquisador do Royal Melbourne Hospital; Melbourne, Australia; Pós-Doutorado na Harvard Medical School, Boston, USA; Chefe do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFJF; É professor adjunto e associado da Universidade Federal de Juiz de Fora.Editor Chefe do Jornal Brasileiro de Nefrologia..

Prof. Dr. Luiz Carlos Ferreira de Andrade

Vice-Diretor Executivo
Trajetória Profissional

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (1970), mestrado em Nefrologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Nefrologia pela UNIFESP (1997). Pró-reitor de Pós-graduação da UFJF (2006-2011) e pró-reitor do novo HU/UFJF (2011-2014). Diretor do HU-UFJF (1985-89). Diretor do PSM de Juiz de Fora- MG (1978-1983). É professor ASSOCIADO aposentado da Universidade Federal de Juiz de Fora, Pesquisador e Orientador do PPgS/UFJF (Mestrado e Doutorado), Lider do Núcleo de Pesquisa NIEPEN-CNPq-FAMED-UFJF. Colaborador da Residência de Nefrologia do HU/UFJF, Membro da International Society of Nephrology, Membro efetivo da Fundação Instituto Mineiro de Estudos e Pesquisas em Nefrologia (IMEPEN) e Vice-diretor Executivo, Membro da International IgA Nephropathy Network e da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Membro do Cons. Editorial do Jornal Bras. de Nefrologia.Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Aplicada, Glomerulonefrites, Doença Renal Crônico. Professor Convidado do Depto Clínica Médica da FAMED/UFJF, período:15/06/2015 a 14/06/2017

Enfermagem

Socorro Van Keulen

Enfermeira

Administração

Tatiana Flávia Paiva

Gerente

Serviço Social

Juliana Brígida Campissi

Assistente Social

Centro de ação social

Inaugurado em junho de 2013, o Centro de Ação Social da Fundação Instituto Mineiro de Estudos e Pesquisas em Nefrologia (Imepen) tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, equalizar oportunidades, combater as desigualdades, melhorar as condições e fortalecer os vínculos familiares e comunitários dos usuários da Fundação Imepen, bem como seus familiares e comunidade residente no entorno da instituição. Atualmente o Centro Social está oferecendo gratuitamente três cursos: “Atualização Tecnológica” que viabiliza o acesso ao ambiente digital, “Alfabetização de Jovens e Adultos” para aqueles que possuem dificuldades com letramento e “Economia Doméstica” oferecendo orientações acerca de estratégias de economia. Para se inscrever, o interessado deve entrar em contato com as assistentes sociais da Fundação Imepen, através do telefone (32)3216-2515, ramal 234.

PARCEIROS

CONVÊNIOS