Encontro Mineiro de Ultrassonografia – “Point-of-Care”

A ultrassonografia “point of care” (POCUS) refere-se a realização da ultrassonografia pelo médico assistente e a beira do leito do pacientes, tanto para ampliar conhecimentos quando do exame físico, como para guiar procedimentos. Constituem características do POCUS:

  • 1. Respostas a perguntas simples e tipicamente binomiais, tais como, no paciente com suspeita de cálculo renal, existe hidronefrose?
  • 2. O exame é caracteristicamente “focado” e não compreensivo como realizado pelos radiologistas.
  • 3. Os achados são de fácil reconhecimento;
  • 4. O treinamento é simples;
  • 5. O exame é de realização rápida; e, fundamental,
  • 6. O exame é realizado a beira do leito.

A POCUS tem o potencial de otimizar a utilização dos recursos financeiros, particularmente num sistema de saúde como o SUS, sempre com dificuldades orçamentarias. Atém do mais, a POCUS constitui uma revolução na prática médica e melhora a eficácia dos procedimentos, além de diminuir complicações e limitar a dor e o sofrimento.

Os avanços na tecnologia do ultrassom têm propiciado a disseminação da POCUS, propiciando máquinas fáceis de usar, imagem de melhor qualidade e, fundamental, unidades de ultrassom com custos muito acessíveis. Já está no mercado aplicativos para a realização da ultrassonografia através de “smartphones”.

Público alvo

Estudantes (graduação e pós-graduação) e médicos em diferentes fases da vida profissional.

Tire suas dúvidas pelo telefone: (32) 3217-8528 – Ramal 225

Local do Evento: Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora / MG R. Braz Bernardino, Nº 59 – Centro Juiz de Fora – MG – 36013-300

Realização

Apoio