A Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (CIPA) da Fundação Imepen, realizou na ultima segunda-feira (27) mais uma ação preventiva mensal. Cerca de 50 funcionários da instituição fizeram testes de pressão arterial e glicemia.

De acordo com a enfermeira Socorro Van Keulen esses dois exames são conhecidos com “padrão ouro” na área da saúde. “São os dois parâmetros para saber sobre a saúde do paciente, já que, as duas doenças, pressão alta e diabetes, estão intimamente ligadas. Fazendo um diagnóstico precoce, conseguimos um tratamento mais eficaz.” Completa.

A Nutricionista e secretária da Cipa, Jéssica Hinkelmann , ressalta que a correria do dia a dia faz com que as pessoas criem uma deseducação alimentar. “Com essa correria os funcionários não se alimentam de forma devida, procuram alimento industrializados, que são mais rápidos, porém, ricos em sódio e açúcar e é esse consumo excessivo que pode aumentar a glicemia e a pressão. A ideia da Cipa  foi mostrar a importância de se preocupar com a própria saúde.

Uma atividade de relaxamento foi elaborada pela equipe de psicologia. Foram ensinadas técnicas de respiração e de controle corporal, o que segundo as especialistas, pode ajudar a manter a pressão controlada em situações de estresse.

Pesquisa do IBGE aponta que 46% da população com 18 anos ou mais sofrem com o sedentarismo, o que agrava o quadro de hipertensos no país

A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) manifesta a sua preocupação com os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o sedentarismo no Brasil. A pesquisa revela que 46% dos adultos – um total de 67,2 milhões – são sedentários.

Para a entidade, além do sedentarismo, o estresse, maus hábitos alimentares, excesso de peso e a idade são fatores de risco para a hipertensão, que tem estimativa de acometer 5 a 10% da população com até 18 anos, ou seja, 7 milhões de crianças e adolescentes e cerca de 30% da população adulta, chegando a mais de 50% na terceira idade. Já o estresse, por exemplo, está associado diretamente às doenças do coração e à hipertensão arterial – só no Brasil, 70% da população economicamente ativa sofre deste mal. Nas crianças e adolescentes a hipertensão já está francamente associada ao excesso de peso e sedentarismo.

 

comunicado-oficial-covid19-imepen

You have Successfully Subscribed!