O ambulatório de Síndrome Metabólica foi fundado em janeiro de 2006 e destina-se ao atendimento multidisciplinar de pacientes obesos, hipertensos e portadores de dislipidemias e ou alterações precoces da homeostase da glicose.

O atendimento é realizado às terças-feiras no período de 07:30 às 10:30 horas por equipe médica composta de endocrinologista, cardiologista e nefrologista Em seguida, exames laboratoriais são solicitados: perfil glicêmico, lipídico, creatinina e outros, de acordo com a indicação clínica de cada paciente ou exigência de cada protocolo de pesquisa.

Posteriormente, cada paciente será avaliado e orientado pela equipe de Nutrição desta instituição.

Os objetivos do ambulatório são tratamento clínico e multidisciplinar dos pacientes obesos, prevenção de complicações renais e cardiovasculares decorrentes da obesidade, além de atividades de ensino e pesquisa com participação dos alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora. A coordenação do ambulatório é realizada pelos professores doutores, Mônica Barros Costa e Rogério Baumgratz de Paula.