O Serviço de Psicologia no IMEPEN é responsável pelo atendimento nos programas: Hiperdia, Prevenrim (pré-diálise), Liga de Hipertensão, Transplante Renal, Nefropatia Diabética, Nefrite Lúpica, Nefropediatria, Síndrome Metabólica, entre outros.

Nestes ambulatórios a Psicologia realiza atendimentos clínicos, trabalhos de grupo, avaliações e pesquisas em saúde mental, com enfoque na prevenção e promoção de saúde.

Atualmente o Serviço de Psicologia conta com duas Psicólogas e alunos dos Cursos de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Além disso, foi campo de prática da Residência em Psicologia Hospitalar e da Saúde do Hospital Universitário.

O Serviço de Psicologia reúne-se semanalmente para supervisão dos casos clínicos atendidos. Além disso, no NUPPAN (Núcleo de Pesquisas em Psicologia Aplicada à Nefrologia) são realizados encontros em forma de grupo de estudos, onde são apresentados artigos científicos na área de Psiconefrologia e discussões de projetos de pesquisas desenvolvidos.

São também realizadas pelo Serviço diversas pesquisas para apresentação em congressos na área, palestras, além de trabalhos de conclusão de curso que são desenvolvidos pelos estagiários, visando à divulgação do trabalho do psicólogo na Nefrologia e o aprimoramento dos acadêmicos envolvidos no campo de prática.