O Ambulatório de Prevenção de Doença Renal Crônica funciona desde março de 2002. É um programa de atendimento integral ao paciente portador de doença renal crônica (DRC), não restrito apenas à monitorização da função renal, mas também abrange a identificação e correção precoces das complicações orgânicas, psicológicas e sociais, numa perspectiva de amenizar o impacto da doença na qualidade de vida, otimizar o tratamento e preparar o paciente e seus familiares na tomada de decisão quanto à melhor forma de terapia de substituição da função renal a ser instituída.

Sua atuação respeita os conceitos de atendimento interdisciplinar, havendo cooperação e diálogo entre as disciplinas do conhecimento, com uma ação coordenada. Iniciamos nossas atividades com uma equipe formada por médicos (nefrologistas), enfermeiro, psicóloga, assistente social e nutricionista, que hoje conta com a inclusão de duas novas áreas: odontologia e educação física. Atua na área de atenção secundária, desenvolvendo ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à doença renal crônica estágios 3, 4 e 5.

No Serviço, também conhecido como PREVENRIM, o paciente é atendido pela equipe multidisciplinar com o objetivo de retardar a evolução de sua doença renal, promover a melhor qualidade de vida e prepará-lo para a possível necessidade de terapia renal substitutiva.

No momento, a equipe é formada por: cinco médicos, um enfermeiro, uma psicóloga, uma assistente social, uma nutricionista, uma odontóloga e um educador físico.