A Liga de Hipertensão Arterial do Serviço de Nefrologia/UFJF foi criada em 1998, com o objetivo de prestar assistência a portadores de Hipertensão Arterial através do trabalho interdisciplinar. É composta por uma equipe formada por profissionais e acadêmicos das áreas de Enfermagem, Medicina, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Educação Física. Realiza, além do acompanhamento clínico individualizado, grupos de sala de espera com orientações sobre a doença e campanhas de prevenção junto à comunidade. Recentemente, foi criada a Liga Acadêmica de Hipertensão Arterial, composta por alunos dos cursos de Medicina da UFJF. Além disso, a Liga de Hipertensão Arterial do Serviço de Nefrologia/UFJF também presta assistência à Associação dos Hipertensos de Juiz de Fora.

A Liga de Hipertensão Arterial do Serviço de Nefrologia/UFJF foi criada em 1998, como resultado do projeto de extensão “Atendimento ao paciente hipertenso: uma abordagem multiprofissional”. O objetivo da Liga de Hipertensão é o ensino, a pesquisa e a extensão, tendo como atividade meio a assistência ao hipertenso.

As atividades educativas são realizadas em grupos na sala de espera, numa abordagem integral do cuidado à saúde e nas campanhas de prevenção da doença junto à comunidade. Esse projeto estimulou os hipertensos a criarem a Associação dos Hipertensos de Juiz de Fora, tendo o apoio logístico da Fundação IMEPEN e de toda a equipe.