Alunos da Suprema conhecem trabalho de fisioterapia preventiva voltado para doentes crônicos do CEAE, HAS, DM e DRC

Importância do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde é destaque em Capacitação do CEAE- HAS, DM e DRC
9 de abril de 2018
Dia Nacional de combate à hipertensão é marcado por orientação aos pacientes
26 de abril de 2018

Alunos da Suprema conhecem trabalho de fisioterapia preventiva voltado para doentes crônicos do CEAE, HAS, DM e DRC

Os alunos do 4° período do curso de fisioterapia da Suprema conheceram o trabalho realizado no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE-HAS, DM e DRC) e como é feita a intervenção fisioterapêutica nos pacientes atendidos pelo programa.  O interesse surgiu a partir da disciplina “programa Integrador III”, ministrada pelas professoras Natália Abreu e Patrícia Cardoso, que aborda a fisioterapia na Atenção Primária à Saúde.

“Esses alunos eles já fizeram o programa integrador I e II na UBS e agora estão fazendo o III que é específico. O I e II ele é multidisciplinar e eles entram na casa das pessoas e fazem orientação de atenção primária à saúde. Quando estão dentro da Unidade eles sempre ouvem os pacientes falarem que foram encaminhados para o CEAE. A partir desse momento nós tivemos o interesse em fazer o contato e conhecer o programa e transformar a questão desse cuidado do doente crônico numa coisa mais palpável, mais concreta para os alunos. Dessa forma, quando eles voltarem as casas vão poder entender qual o papel deles frente ao usuário”.  Afirma Patrícia Cardoso.

A Fisioterapeuta do CEAE, Carolina Rezende, explicou aos alunos como funciona a fisioterapia do Centro.

“O foco principal foi a Fisioterapia Preventiva, direcionada ao bem-estar físico, funcional e a melhora da qualidade de vida dos nossos usuários. Foi um momento enriquecedor tanto para mim, profissional atuante no serviço, como para os alunos pois eles puderam relatar suas experiências na atuação preventiva em seus estágios nas UAPS. ”

Após a palestra todos os alunos puderam conhecer as instalações do Centro. “Essa parceria é muito importante porque vamos poder propagar muito o trabalho de vocês nas unidades onde estivermos presentes. Estamos muito surpresos com toda a estrutura. Foi uma grata visita. ” Completa Patrícia Cardoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *